PESSOAS QUE FORAM ATINGIDOS POR RAIOS E SOBREVIVEU ! (E 11 DICAS PARA SE PROTEGER DENTRO E FORA DE CASA)


Todos nós já ouvimos falar de que um raio não cai 2 vezes no mesmo lugar, certo? Porém existem lugares que já foram atingidos por raios várias vezes. A história que vamos conhecer agora é de um homem que foi atingido por mais de um raio, não foram 2,3 ou 4 mas sim 7 vezes. 
Um senhor chamado Roy Sullivan, trabalhava no parque nacional Shenandoah na Virgínia - EUA. E ao longo de sua vida por 7 vezes foi atingido por raios, mas o mais impressionante é que Roy sobreviveu a todos, o primeiro foi em 1942 e o último em 1977, Roy perdeu as unhas, teve o cabelo e sobrancelhas queimadas, ferimentos no ombro e queimaduras no peito, mas nada muito grave, o caso de Roy entrou no livro dos recordes, o Guinness, como o homem mais vezes atingido por raios.
Roy morreu em 1983, seis anos após ter sido atingido pelo sétimo e último raio. A causa da morte, não foi descarga elétrica e sim suicídio, isso mesmo, Roy Sullivan se suicidou, o motivo? Um amor não correspondido. Roy resistiu a 7 raios, mas não resistiu ao grande amor.



1. Winston Kemp

O rapaz da foto abaixo nem se tocou que havia sido vítima de um raio: provavelmente, ao atingir o solo, apenas uma fração da carga elétrica subiu pelo corpo de Winston. Ele saiu caminhando normalmente e, horas mais tarde, sentiu que seu braço estava queimando. Eram as bolhas que resultaram da queimadura pela descarga elétrica. Depois que cicatrizaram, elas até formaram um desenho bem bonito em seu braço.
Raio deixou uma bela cicatriz no braço de Winston

2. Melvin Roberts

Um homem chamado Melvin Roberts foi atingido por nada menos que seis raios no intervalo de um ano. Ele vive em Seneca, na Carolina do Sul, que é um dos estados com maior incidência de raios nos EUA. Porém, a chance disso acontecer está na casa de 1 para 117 milhões de bilhões de bilhões (sim, com a repetição dos bilhões)! A última vez foi enquanto ele cortava a grama do vizinho em um dia ensolarado – a descarga elétrica aconteceu a quilômetros de sua casa, mas percorreu o solo até encontrar esse ímã de raios.
Melvin se mostra sorridente mesmo após ser atingido por seis raios no intervalo de apenas um ano

3. Roy Sullivan

E se você achou o cara acima vitorioso por sobreviver a seis raios, precisa conhecer a história de Roy Sullivan. O guarda de um parque nos EUA foi atingido por sete raios entre 1942 e 1977 – e as histórias são absurdas! Por exemplo, na segunda vez, ele foi atingido dentro do próprio caminhão, que deveria ter desviado o raio diretamente para o solo. Na quarta vez, ele estava dentro da estação de trabalho como guarda florestal.
Já na quinta e na sexta vez foi através de nuvens pequenas, que Sullivan garante que estavam lhe perseguindo. Mas a última história é a melhor: ele foi atingido por um raio durante uma pescaria e ainda precisou lutar contra um urso que tentou roubar os peixes que ele pescara! É mole?
Foto de 1983 mostra Roy exibindo o chapéu de guarda florestal que ele usava em uma das vezes que foi atingido por raios

4. Austin Melton

O adolescente tinha apenas 14 anos quando foi atingido diretamente por um raio. Ele estava jogando basquete em um ginásio de Sunrive, no estado do Oregon (EUA), quando a energia acabou e ele correu para fora do local. Imediatamente ele foi atingido pela descarga elétrica e apagou: acordou no hospital com queimaduras na cabeça, peito e tornozelo. Ele também teve um dos tímpanos rompidos no episódio.
Austin dando entrevista após se recuperar do raio: ele não se lembra do acidente

5. Jens Gottlieb e Lisa Gruhn

Apesar dos perigos de ser atingido por um raio, a história desse casal é bastante cômica. Enquanto faziam sexo na floresta, ambos foram atingidos por uma descarga elétrica que veio pelo solo após um raio cair perto deles. Com medo de serem atingidos novamente, eles saíram correndo da floresta e foram vistos nus por motoristas que avisaram a polícia. Eles foram salvos, mas passaram por dor e vergonha no processo.

6. Sophie Frost e Mason Billington

Este casal de apenas 14 anos também foi atingido por um raio enquanto estava namorando – mas calma, era de uma maneira mais inocente. Enquanto Mason teve danos nos olhos, Sophie teve a parte da frente do seu corpo queimada, e os médicos acreditam que foi o fone de ouvido do seu iPod que a salvou: ele desviou a descarga elétrica, evitando-a de atingir órgãos vitais como o coração.
Sophie mostra as roupas que ela e o namorado usavam no dia que foram atingidos, e é possível ver o caminho do fio do iPod em sua camiseta

7. Lisa Wehrle

A garotinha de 11 anos teve o braço quebrado quando um raio atingiu o seu ombro e saiu por seu punho. Mas a menina não teve culpa nenhuma: era um dia ensolarado e ela caminhava na rua com um amigo quando um raio se “deslocou” de uma tempestade e viajou uma longa distância até encontrá-la.
Lisa com o braço enfaixado exibe o sinal no ombro por onde entrou o raio

8. Alice Svensson

Esse caso aconteceu na Suécia: a menina de apenas 12 anos estava tomando banho quando a descarga elétrica entrou pela tubulação de sua casa e a atingiu. Sua mãe resolveu ajudá-la a terminar de se lavar quando outro raio percorreu o mesmo caminho e também atingiu a menina. Felizmente, ela passa bem.

9. Paulo Pereira

A última história aconteceu aqui no Brasil. O adolescente Paulo Pereira, de 17 anos, foi atingido por dois raios no intervalo de apenas uma semana, em Santa Cruz das Palmeiras (SP). Em fevereiro deste ano, o servente de pedreiro estava segurando uma barra de ferro em uma construção quando um raio atingiu um poste que estava perto. Ele sentiu um choque forte nas mãos e nos braços e ficou cerca de 10 minutos sem conseguir ouvir ou enxergar nada.
Poucos dias depois, no quintal de casa, Paulo foi atingido pelo segundo raio. Ele sentiu o choque subir pela sola dos pés e precisou ir para o hospital, pois sua pressão subiu muito e seu coração acelerou demais.
Paulo precisou de atendimento médico na segunda vez que foi atingido

11 dicas de como se proteger dos raios dentro e fora de casa

Cuidados fora de casa durante tempestades

– Afaste-se das árvores e terrenos abertos;
– Não permaneça em piscinas, rios e lagos;
– Evite ficar em morros e terrenos elevados;
– Se estiver dirigindo, permaneça no carro;
– Não permaneça perto de redes elétricas;
– Afaste-se de cercas de arame, varais metálicos e trilhos.

Cuidados em casa durante tempestades

– Procure ficar em casa até passar a tempestade
– Evite banhos enquanto durar a tempestade;
– Evite contato com qualquer objeto com estrutura metálica, inclusive torneiras;
– Evite usar o telefone;
– Para evitar prejuízos, utilize equipamentos DPS.
Esses são alguns cuidados simples, porém muito importantes para evitar que tragédias aconteçam. Fique atento ao perigo dos raios e não corra riscos desnecessários.
E lembre-se que para proteger seus equipamentos contra raios e surtos elétricos, a melhor dica é sempre Clamper. Confira também nosso guia de proteção e saiba como não perder seus aparelhos devido a surtos elétricos.



Comentários